A grande procura pelo atendimento médico na UPA 24h de Pará de Minas tem sido alvo constante de reclamações. As longas filas de espera deixam as pessoas irritadas, e algumas até desistem da consulta.
De acordo com declarações da diretora da UPA, Viviane Carvalho, assim como do secretário Gilberto Denoziro e do presidente do Conselho de Saúde, Maurício Rodrigues, o aumento do número de pacientes se deve ao fato de muitas pessoas deixarem de lado as UBSs de seus bairros.
Já os pacientes alegam que a fuga das UBSs é pela demora na marcação de consultas e dos exames, forçando a demanda para a UPA.
Para solucionar o problema, o secretário de Saúde, Gilberto Denoziro, tem realizado reuniões nas UBSs, visando otimização do serviço oferecido à população:
O assunto também foi discutido na reunião dos representantes do Conselho Municipal de Saúde e da Comissão de Saúde da Câmara Municipal. Segundo Maurício Rodrigues, do Conselho de Saúde, o encontro resultou na soma de esforços para a busca de soluções :
Durante o encontro também foi abordado o atendimento oferecido pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição que, na opinião das autoridades, deveria ser expandido, a fim de reduzir a busca por atendimentos fora de domicílio.