O aumento do número de acidentes de trânsito em Pará de Minas tem chamado atenção das forças de segurança e das autoridades em geral.
Com destaque para batidas envolvendo motociclistas, grande parte das ocorrências reflete problemas crônicos do trânsito como ruas estreitas, desrespeito às leis e o crescimento constante da frota, deixando o tráfego intenso e mais perigoso.
Além de gerar prejuízos materiais e de saúde para os envolvidos, os acidentes também refletem na demanda pelos atendimentos de saúde, e nas perdas para a economia local, já que muitos trabalhadores ficam afastados das atividades profissionais para a recuperação.
De olho nesse cenário o vice-prefeito, Luiz Fernando de Lima, percebe a necessidade de um olhar mais técnico que possa gerar resultados práticos para a segurança do trânsito local. Entre as propostas, ele destaca a importância de campanhas educativas.
O vice-prefeito não descarta a realização de intervenções no trânsito, sobretudo na região central, que não foi planejada para o crescimento exponencial do fluxo de veículos.
Luiz Lima defende a realização de estudos sobre a eficácia das rotatórias, semáforos e sinalizações de forma geral, para que a partir dos resultados sejam propostas modificações estratégicas no trânsito. Os primeiros levantamentos já começaram a ser feitos pelo Departamento de Trânsito e o Conselho Municipal de Trânsito.