A aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está confirmada para os dias 9 e 16 de novembro, mas se engana quem pensa que ainda falta muito para o dia da avaliação.
Embora a preparação aconteça ao longo do ano, é agora, na reta final, que todas as atenções se voltam para as provas que podem definir o futuro dos estudantes que pretendem ingressar no Ensino Superior.
De olho no calendário escolar, vários estabelecimentos de ensino já se preparam para o exame. Esse período, inclusive, é definido por diretores como Alfredo Couto, da Escola Fernando Otávio, como crucial.
É o momento em que as escolas focam na ajuda aos alunos, na expectativa deles manterem o foco nos estudos e na necessidade de uma dedicação quase que exclusiva, para quem deseja obter resultados.
Alfredo percebe que o interesse dos alunos em se preparar para o ENEM cresce à medida que eles se aproximam da data do exame, e isso a contar do primeiro ano do ensino médio.
E falando em interesse e preparação, Alfredo Couto lembra que as escolas da rede estadual aplicam, nesta semana, mais um Simulado do Enem. As provas começam hoje e vão até quinta-feira.
Hoje os estudantes responderão às questões do caderno de Linguagens e Ciências Humanas. Amanhã será a vez da prova de Redação. E na quinta-feira serão testados os conhecimentos de Ciências da Natureza e Matemática.