Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Médica ameaçada por paciente na UBS do Santos Dumont desabafa: prefeitura divulga nota em respeito à profissional

20/08/2025

De volta ao trabalho, a médica Gabriele Guedes recebeu o Jornal da Manhã na Unidade Básica de Saúde, do bairro Santos Dumont (UBS), em Pará de Minas, para falar da agressão que ela sofreu, dias atrás.

Conforme ocorrência policial registrada, ela foi ameaçada por um homem de 37 anos que, inclusive, também chegou a ofender e intimidar outros funcionários da UBS, motivo pelo qual foi preso.

A médica informou à polícia que o suspeito não possui problemas psiquiátricos e nem faz uso de medicamentos. Portanto, estava em bom estado de saúde quando promoveu a confusão.

Durante e depois do episódio, a doutora Gabriele ficou muito assustada, chegando a se ausentar do trabalho por alguns dias. Ao Jornal da Manhã ela contou que se formou há dois anos e meio e nunca achou que fosse passar por tal situação, porque sempre fez questão de atender muito bem aos pacientes.

Lamentou também a frequência com que os casos de agressão estão acontecendo na saúde pública, afirmando que a violência psicológica ou física é imperdoável:

A doutora Gabriele também não escondeu o receio de voltar ao trabalho, defendendo mais proteção para os profissionais:

A Prefeitura de Pará de Minas divulgou nota sobre o caso, afirmando que “qualquer forma de violência é inaceitável e não pode ser tolerada, especialmente quando dirigida a profissionais que desempenham seu trabalho com dedicação e compromisso com a população.”

A nota diz ainda que “esse tipo de ação prejudica também os demais pacientes que têm seus atendimentos interrompidos, podendo acarretar prejuízos nos tratamentos de saúde dos mesmos”.

Ainda segundo o texto, quando esse tipo de episódio ocorre no âmbito da Atenção Primária, provoca uma quebra de vínculo de confiança entre a equipe de saúde e o cidadão envolvido no caso, sendo necessárias ações administrativas que respeitem a integridade da equipe e preservem os direitos do paciente.

A nota termina com a informação de que desacato ao servidor público no exercício de sua função ou em razão dela é crime, previsto no artigo 331, do Código Penal Brasileiro.

Agressões em Minas Gerais também crescem

E as agressões e ameaças aos profissionais da saúde não estão sendo registradas somente em Pará de Minas. Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho apontam perto de mil ocorrências de violência em Minas Gerais, só neste ano.

O número é tão alto que logo despertou a manifestação do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde. A direção informou que, juntamente com outras entidades da área, está organizando uma campanha pela proteção desses profissionais.

Lamentavelmente as agressões se tornaram situações cotidianas, por isso muitos trabalhadores estão afastados, fazendo uso de medicação controlada, enquanto outros perderam interesse de continuar atuando na área.

Foto: Kelvin Fernandes/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis