A Câmara Municipal de Pará de Minas está avaliando a instituição de mais uma data comemorativa no calendário anual. O projeto em questão, de autoria do vereador Leandro Guimarães Vieira, o Leo do Depósito, pretende dedicar o 23 de julho ao Dia Municipal dos Legendários.
Para quem não sabe, Legendários é um movimento fundado na Guatemala, que promove eventos de intensa atividade física ao ar livre e pregação religiosa dedicada ao público masculino. Nos últimos anos, ele tem atraído grande público no Brasil, inclusive com participação de influenciadores e outros famosos.
Ao justificar a iniciativa, Leo do Depósito declarou ao Jornal da Manhã que sua intenção é homenagear o movimento:
Segundo o vereador, cerca de 70 homens de Pará de Minas já participaram do movimento desde que ele começou a acontecer na região, há quase dois anos. O projeto de lei foi aprovado em primeira votação, por 12x2, e deve voltar ao plenário na próxima terça-feira, para a confirmação dos votos, na segunda votação.
O movimento Legendários não tem ligação com a Igreja Católica. Inclusive, recentemente o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, orientou os católicos a não participar dele.
Nas palavras do arcebispo, "a prática e visão teológica não estão alinhadas com os ensinamentos da Igreja Católica Apostólica Romana", assim como a proposta espiritual não está em comunhão com os meios católicos ordinários de santificação e formação cristã, como os sacramentos, o magistério da Igreja e a vida comunitária paroquial, de modo que não se configura como expressão autêntica da espiritualidade católica.
Fotos: Câmara Municipal de Pará de Minas