Já faz algum tempo que os sindicatos enfrentam o esvaziamento de associados, situação que impede o crescimento deles e reduz a força dessas entidades nas negociações voltadas para defesa e valorização dos profissionais.
Ainda assim existem alguns sindicatos que, mesmo com dificuldade para manter o amparo e serviços oferecidos aos trabalhadores, têm conseguido sobreviver bem. Um deles é o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pará de Minas.
Mesmo assim, o número de trabalhadores associados é pequeno, como lamenta o presidente Vicente Geraldo Rabelo Moreira. Ele não esconde os desafios da entidade para manter as portas abertas.
Por isso, vem mantendo a campanha de mobilização para maior conscientização da classe sobre a importância da entidade:
Ao mencionar os serviços importantes que a entidade oferece aos associados, ele citou a parceria entre o sindicato e o INSS para facilitar a aposentadoria rural. Além disso, a entidade continua oferecendo aos associados apoio jurídico e convênios médico e odontológico, entre outros benefícios.
Inclusive, nesta temporada de declaração do Imposto Territorial Rural (ITR), com prazo de vencimento em 30 de setembro, o sindicato tem oferecido assessoria para que os proprietários de imóveis rurais organizem a documentação que será encaminhada à Receita Federal.
Outras informações na rua Ricardo Braga, nº 37, no centro de Pará de Minas, ou pelo telefone (37) 3231 2007.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM