Pará de Minas está entre as 500 cidades mineiras em alerta para a baixa umidade relativa do ar, emitido pelo Inmet. De acordo com o instituto, esses municípios podem registrar, até às 20h de hoje, índices entre 20% e 12%, podendo ser comparados aos registrados em desertos como o Saara e o Atacama.
Atenta a isso, a Defesa Civil vem orientando a população sobre os riscos desta característica climática, que necessita de cuidados especiais, sobretudo com a saúde.
O coordenador do órgão, Edson Cecílio da Silva, informou que a perspectiva é do município registrar 25% de umidade relativa do ar, e uma amplitude térmica elevada, com variação entre 15 e 31 graus, o que deixa a situação ainda mais crítica.
Edson Cecílio também ressalta a necessidade de cuidados extras com as crianças, idosos e pessoas com comorbidades, que têm sistema imunológico mais frágil e ficam mais vulneráveis à desidratação e às doenças respiratórias.
Além da ingestão de líquidos, os profissionais da saúde também orientam uma alimentação balanceada, opção por locais de convívio mais arejados e na sombra. As pessoas também devem evitar exposição ao sol, para atividades físicas de longa duração.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM