A procura pelas clínicas de estética vem crescendo nos últimos anos e o aumento se reflete, principalmente, na transformação facial das pessoas.
Basta observar nas redes sociais, sobretudo nos perfis dos influenciadores, que as harmonizações e outros procedimentos trazem uma nova percepção dos padrões de beleza de hoje em dia.
Tem pessoas que exageram tanto que não se reconhecem mais no espelho. Essa radicalização preocupa os profissionais a tal ponto que, atualmente, eles têm se dedicado também a orientar muito bem os pacientes.
Segundo a esteticista Geise Costa, um dos desafios do setor é mostrar aos pacientes que também em matéria de estética, muitas vezes o menos é mais:
Mas não basta um procedimento de boa qualidade e equilibrado. As pessoas precisam adotar hábitos mais saudáveis, a fim de manter e potencializar os resultados. É aí que entram a reeducação alimentar, a prática de atividades físicas, o uso adequado do protetor solar e outros cosméticos.
Entre os procedimentos corporais mais procurados estão os relacionados ao processo de emagrecimento. Já no segmento facial, o destaque fica para o peeling, procedimento que utiliza substâncias para remover as camadas superficiais da pele, promovendo a renovação celular. Esse é o mais procurado por mulheres e homens.
E logo em seguida na lista das preferências, aparecem o botox e o bio estimulador. Agora, um fato que vem chamando atenção de Geise e dos outros esteticistas é o interesse cada vez maior do público masculino. Os homens estão mais vaidosos, querendo retardar os efeitos do envelhecimento:
Outro público crescente nas clínicas de estética é o de mulheres e homens com mais de 50 anos de idade:
E fica o alerta dos profissionais da beleza. Sempre que a pessoa passar por um procedimento estético, desde o mais simples, é necessário seguir a orientação profissional, garantindo a saúde e os efeitos esperados.