Desapropriado o terreno no povoado de Guardas que vai viabilizar a implantação da Rota Benjamim de Oliveira em Pará de Minas. O anúncio foi feito pelo prefeito Inácio Franco, em uma reunião com os principais envolvidos no processo.
O local é constantemente visitado por ciclistas e pessoas que apreciam a natureza, inclusive, já serviu de locação para várias gravações de clipes musicais, álbuns de casamento e books de 15 anos.
Desde 2021, quando nasceu a ideia de transformar a área em um projeto cultural e esportivo, que ela vem sendo chamada informalmente de Rota Benjamim de Oliveira, em homenagem ao primeiro palhaço negro do Brasil, que é de Pará de Minas.
O imóvel, de 4 hectares, era particular e foi negociado pela prefeitura. Ainda serão necessárias outras desapropriações para a composição da rota e o prefeito Inácio Franco informou que já está tomando as providências:
A oficialização da Rota Benjamim de Oliveira ainda não tem data, devido à necessidade de vários procedimentos na esfera pública, mas para a Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo os primeiros passos são promissores.
O titular da pasta, Paulo Francisdale, vislumbra fomento do turismo e da economia local:
Grande conhecedor da área, pelo fato de praticar corrida há vários anos, o vereador Gustavo Duarte falou sobre a importância da região de Guardas para o incremento do turismo local:
O Ministério Público ainda não se manifestou em relação ao prazo que será exigido dos invasores para desocupação das áreas denunciadas pela prefeitura.