Autoridades municipais se reuniram, na manhã de ontem, para oficializar a reativação de um dos serviços mais reclamados pela população de Pará de Minas nos últimos anos – o Instituto Médico Legal (IML).
O posto que funcionava na cidade foi fechado em 2021 e, desde então, os exames passaram a ser feitos em Betim, acarretando a demora nos sepultamentos relacionados às mortes violentas e suspeitas.
O novo posto está instalado no cemitério Parque da Serra, contando com três médicos legistas e um auxiliar de necropsia. As duas funerárias de Pará de Minas também vão prestar serviços em sistema de rodízio, com escalas de 24 horas ininterruptas.
A parceria firmada entre a Prefeitura de Pará de Minas com a Polícia Civil foi o que viabilizou o serviço, como foi destacado pelo delegado regional Ederson Gonçalves. Ele explicou também que nem todos os exames poderão ser feitos no município, devido ao fato de termos apenas um posto do IML:
O prefeito Inácio Franco e seu vice, Luiz Lima, também agradeceram aos integrantes da força-tarefa que se empenhou na solução do problema:
O vereador Serginho do JK ficou emocionado com o acontecimento. Ele colocou a reativação do posto do IML local como prioridade de suas ações políticas, consternado com o sofrimento das famílias que ficavam à mercê de outras cidades:
Além de Pará de Minas, o posto do IML vai atender mais seis municípios da região: Maravilhas, Papagaios, Pequi, Onça de Pitangui, São José da Varginha e São Gonçalo do Pará.