Preocupado com o excesso de veículos em circulação no centro de Pará de Minas e também com os frequentes abusos referentes ao estacionamento de veículos, o vereador Gustavo Duarte voltou a reivindicar da prefeitura a implantação do estacionamento rotativo, popularmente chamado pela população de Faixa Azul.
Ele lembrou que o assunto foi largamente discutido na Câmara Municipal, mas até hoje nenhuma providência foi tomada. Gustavo aponta vários problemas decorrentes disso, começando pela dificuldade de estacionamento nas áreas públicas.
É que a maioria das vagas é ocupada logo nas primeiras horas do dia por comerciantes e seus funcionários. Sem falar nos vendedores que aproveitam a oportunidade para mostrar os carros com faixas de ‘Vende-se’.
Além de prejudicar outras pessoas, essa prática compromete o desempenho do comércio, afugentando os clientes para áreas menos disputadas pelos motoristas que não querem pagar pelos estacionamentos particulares.
Mas o risco maior, segundo Gustavo, está no perigo que as calçadas estreitas representam para os pedestres que vivem assustados com o excesso de veículos:
O vereador também cobra da prefeitura o projeto de lei que vai definir as regras para o funcionamento dos food trucks em Pará de Minas. O assunto começou a ser discutido em 2019, quando o primeiro projeto de lei tramitou na Câmara Municipal.
Mas durante quatro anos ele permaneceu arquivado, sendo que em 2024 as conversações foram retomadas. No início de 2025 o projeto foi retirado pela prefeitura, sob a justificativa da necessidade de ajustes e até agora não houve novas manifestações.
Gustavo Duarte defende a legalização dos food trucks o quanto antes, a fim de evitar a concorrência desleal e garantir a segurança dos prestadores de serviços:
Os dois assuntos foram levados à Prefeitura de Pará de Minas que confirmou estudos detalhados em torno do estacionamento rotativo e dos food trucks. No entanto, a data pretendida para a efetivação dos serviços não foi anunciada, até mesmo porque são matérias que demandam de avaliações técnicas demoradas.