Um estudante de Pará de Minas está comemorando a seleção no projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento. Ele vai passar um ano fora do Brasil.
Mais do que um intercâmbio, a iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, com o apoio da Fundação Helena Antipoff, promove uma formação integral, levando jovens da rede pública de ensino a vivenciar novas culturas e idiomas, para que eles ampliem horizontes, desenvolvam competências socioemocionais, empatia, autonomia e o pensamento crítico.
O projeto cobre todos os custos da experiência, desde as passagens, vistos, passaporte, seguro saúde, até a hospedagem, taxas escolares e ajuda de custo. Neste ano serão 150 bolsas integrais de intercâmbio estudantil.
A primeira lista, com 90 nomes já foi divulgada e é nela que consta o nome de Enzo Emanuel Fernandes Fagundes, do 1º ano do ensino médio integral na Escola Estadual Manoel Batista.
A notícia já movimentou toda a comunidade escolar, que está comemorando a conquista de Enzo. Segundo o vice-diretor, Ladislau Rodrigues, é uma experiência muito importante para o desenvolvimento do estudante:
O JM também conversou com Enzo Fagundes, que está vibrando com a oportunidade de estudar fora. Perguntado sobre o processo de seleção, ele contou que as notas e a frequência na escola foram decisivas.
Uma avaliação sobre comportamento social durante uma visita à cidade de Caeté, também pesou na escolha dos selecionados para o Passaporte Mineiro. E agora, com o nome na lista, Enzo já pensa em fazer as malas para embarcar nesta jornada de cultura e conhecimento.
A data da viagem e o país que receberá Enzo neste intercâmbio ainda não foram divulgados.
E se tudo correr bem Pará de Minas terá não só um, mas dois jovens estudando fora. É que nos próximos dias o Governo de Minas deve divulgar outra lista, com mais 60 alunos selecionados.
E entre eles pode estar o nome de Emanuelle Cristine Pereria, que também é estudante da Escola Manoel Batista. Ela tem grandes chances de compor a lista final e, desde já, conta com a torcida de toda a comunidade escolar.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrastiva reprodução sarahpassos (pixabay.com)