De tanto receber reclamações da população e de acompanhar manifestações semelhantes que também chegam com frequência aos colegas, o vereador Marcílio Magela de Souza voltou a criticar a saúde pública de Pará de Minas.
Disse que nos seus 21 anos de carreira política, nunca viu uma situação tão ruim a esse ponto. O vereador deixa claro que não está polemizando o assunto, mas entende que a cobrança da Câmara Municipal é necessária diante dos fatos que vem acontecendo na cidade.
Ele já conversou algumas vezes com o prefeito Inácio Franco e o próprio secretário de Saúde, Gilberto Denoziro, mas a situação não teve evolução favorável em favor da comunidade.
Segundo Marcílio, diariamente os vereadores recebem dezenas de reclamações, principalmente sobre a demora nas consultas médicas, a dificuldade de acesso aos exames e também do transporte de pacientes:
E como se não bastasse a dificuldade das consultas e exames, a falta de transporte dos pacientes sacrifica ainda mais quem depende de atendimento na saúde pública:
Marcílio Souza tem esperança da situação melhorar, porque a primeira gestão do prefeito Inácio Franco, no início dos anos 2000, foi boa. Mas ele acha que não dá mais para sustentar a desculpa do endividamento:
O vereador chegou a dizer até que se as eleições de 2024 fossem hoje, o resultado das urnas seria completamente diferente:
O vereador Marcílio também tomou como exemplo a situação de Nova Serrana, cujo prefeito Fábio Avelar herdou uma dívida de R$100 milhões e, mesmo assim, tem conseguido avanços para a saúde púbica e outros setores.