Alguns agentes da Guarda Civil Municipal de Pará de Minas estão sendo investigados pelo uso indevido de arma de fogo em recente abordagem de um veículo. Segundo as denúncias, o fato teria acontecido há cerca de 15 dias, em um sábado à noite, mas somente nesta semana foi que o comando da corporação tomou conhecimento.
De acordo com as informações obtidas pelo Jornal da Manhã, os agentes que estavam de plantão naquela data, chegaram a atirar contra um veículo depois que o motorista se recusou a parar durante uma abordagem, devido ao som alto.
O veículo foi emplacado em Pará de Minas e o motorista, que também é daqui, não ficou ferido. Segundo as fontes, o veículo foi apreendido e rebocado até o pátio do Detran e foi láque os agentes tentaram retirar os projéteis.
As denúncias também chegaram à Ouvidoria Municipal, segundo as fontes, uma vez que a Guarda foi criada pela prefeitura. No entanto, o órgão informou ao JM que não pode se pronunciar a respeito, seja para confirmar a denúncia ou para desmentir.
A Polícia Civil também deu a mesma informação à nossa reportagem, afirmando que, pelo menos por enquanto, não se manifestaria em relação ao caso. O JM apurou, no entanto, que um inquérito já foi aberto para as investigações.
Já a Guarda Municipal, respondeu ao JM com uma nota assinada pelo comandante Lucas Costa Rodrigues.
A nota diz o seguinte: “A Guarda Civil Municipal de Pará de Minas informa que está apurando rigorosamente o fato ocorrido em uma ocorrência, supostamente envolvendo disparo de arma de fogo durante abordagem envolvendo veículo em fuga”.
O texto diz ainda: “A Corregedoria da Guarda Municipal já instaurou procedimento para verificar todas as circunstâncias da ocorrência, garantindo a devida transparência e responsabilização, caso confirmada qualquer irregularidade. Reiteramos nosso compromisso com a legalidade, a disciplina e a preservação da vida, que são valores fundamentais de nossa atuação”.
O caso chama atenção pelo fato de que, embora permita o porte de arma de fogo pelo guarda municipal, a legislação brasileira (Lei 3022) exige alguns requisitos para o uso dela. O assunto também é detalhado pelo Estatuto do Armamento.
Foto: Guarda Civil Municipal de Pará de Minas