Desde o anúncio do resultado do último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), realizado em Pará de Minas no último mês de agosto, que muita gente tem se surpreendido com a manutenção das ações de prevenção contra a dengue.
De fato, o LIRAa trouxe a tranquilidade de um percentual de 0,75, retirando a cidade da zona de risco para uma epidemia de dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti.
Ainda assim as equipes de combate a endemias continuam trabalhando e os mutirões de limpeza prosseguem na cidade. O secretário municipal de Saúde, Gilberto Denoziro, tem reforçado que o baixo risco não pode ser visto pela comunidade como uma oportunidade de relaxamento nas medidas preventivas.
E é justamente por causa disso que todas as ações preventivas continuam. O trabalho realizado agora, pela Vigilância em Saúde, é inspirado nas ações realizadas há 20 anos, na primeira gestão do prefeito Inácio Franco.
E como a cidade cresceu, as ações estão sendo reforçadas. Denoziro garante que a equipe de Vigilância não vai dar trégua na guerra contra as arboviroses:
Quanto ao período de chuvas, época propícia para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o secretário manifestou certa tranquilidade. Disse que com maior consciência da população e a manutenção das ações preventivas, Pará de Minas tem boas chances de manter os índices de infestação baixos:
Mesmo com a redução dos casos, o secretário lembra que eles não estão zerados, já que algumas pessoas têm apresentado quadros de dengue. Por isso, ao sinal de febre, mal estar e dores no fundo dos olhos, é necessário buscar atendimento nos órgãos de saúde.
E como a prevenção não pode parar, o Governo de Minas também está investindo em várias estratégias para enfrentar o novo ciclo de arboviroses. Com um alerta, hein? Três sorotipos diferentes do vírus da dengue podem circular simultaneamente nas próximas semanas.
Para reduzir os impactos, o governador Zema anunciou investimento de mais R$200 milhões em ações de prevenção, monitoramento e capacitação dos municípios. Do total dos recursos anunciados, R$120 milhões serão destinados aos municípios para a preparação e resposta à situação de emergência.
Fotos: Prefeitura Municipal de Pará de Minas