A segunda-feira foi marcada pelas homenagens à padroeira de Pará de Minas, Nossa Senhora da Piedade. O feriado municipal permitiu que um número ainda maior de devotos comparecesse às celebrações que movimentaram o Santuário, ao longo de todo o dia.
Muita gente acordou cedo para acompanhar a primeira celebração, às 7h, que foi presidida pelo Padre Helton Ferreira, de Nova Serrana. Mais tarde foi a vez do Padre Leonardo Ezequiel, de Itapecerica, celebrar a missa das 9h, também com boa participação dos fiéis.
Já as 3h da tarde, foi a vez da oração especial pelos enfermos, em um momento conduzido pelo Padre Marcos Rocha, que veio de Itaúna.
E o ápice da festa aconteceu no início da noite, quando milhares de pessoas acompanharam a procissão luminosa, musicada pela Banda Lira Santa Cecília, que conduziu a imagem de Nossa Senhora da Piedade pelas principais ruas da região central.
Logo depois a comunidade acompanhou a missa de encerramento, que foi presidida pelo pároco do Santuário, Padre Antônio Carlos Pouza Barbosa, o Padre Toninho, e concelebrada pelos padres Jean Carlos Antunes, vigário desta Paróquia, e Everaldo Quirino Ferreira, da Paróquia Sant’Ana de Itaúna.
Padre Toninho agradeceu a participação da comunidade ao longo da festa, aberta no dia 6 de setembro, destacando a importante mensagem da Virgem Maria, mãe da Piedade, padroeira de Pará de Minas.
Neste ano o bispo da Diocese de Divinópolis, Dom Geovane Luis da Silva, não participou do encerramento da festa, mas enviou uma mensagem aos fiéis, destacando a importância do título de Nossa Senhora da Piedade e da existência de um Santuário dedicado a ela em Pará e Minas.
A programação comemorativa à padroeira de Pará de Minas foi encerrada com barraquinhas beneficentes, animadas pelo show do cantor Leandro Pereira.
Fotos: Elias Hanke