A Escola Estadual Professor Pereira da Costa, uma das mais tradicionais de Pará de Minas, tem enfrentado incertezas nos últimos anos devido à redução gradual das turmas. Muitos pais e responsáveis ficaram receosos com a possibilidade de fechamento definitivo da instituição e optaram por transferir os filhos para outras escolas.
Essa movimentação contribuiu para a queda do número de estudantes: hoje, menos de 100 alunos permanecem na escola, que tem capacidade para receber até 500.
Mas a direção do estabelecimento deixa bem claro que o Pereira da Costa não vai fechar as portas e, inclusive, desmente informações de que os anos iniciais seriam encerrados em 2026.
Segundo a especialista em educação, Raisa Traugott Binder Silva, a escola continuará funcionando com as turmas do 6º ao 9º ano. Ele adianta também que as pré-matrículas já estão abertas para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Raisa tranquiliza a comunidade escolar sobre a continuidade das atividades, reforçando que a Escola Pereira da Costa tem estrutura adequada, bons profissionais e a mesma disposição para receber novos alunos.
Com localização central, atendimento de transporte escolar para bairros mais distantes e tradição de mais de 70 anos, ela mantém seus portões abertos e preparados para dar as orientações necessárias às famílias interessadas.
A direção ressalta, no entanto, a importância das matrículas: o número de estudantes será fundamental para garantir que a escola continue funcionando nos próximos anos.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM