A concessionária responsável pelo transporte coletivo de Pará de Minas deve iniciar no próximo mês, os testes para implantação das linhas bairro/centro. A expectativa da Turi é que o projeto piloto comece a funcionar na primeira semana de outubro.
A experiência vai permitir que os passageiros realizem viagens para diferentes bairros, pagando apenas uma passagem, desde que façam a conexão com outro ônibus no centro da cidade.
Isso quer dizer, que a partir da implantação do sistema, quem embarcar no bairro São Pedro, por exemplo, poderá seguir até o centro e lá tomar outro destino, utilizando o mesmo bilhete.
De acordo com as primeiras informações divulgadas pela Turi, na primeira fase de implantação do sistema bairro/centro, serão contempladas apenas as linhas de domingo, quando a demanda é menor.
O chamado ‘Terminal de Integração’ funcionará na praça Torquato de Almeida, utilizando a estrutura do Camelódromo. E na medida em que houver adesão dos passageiros e a empresa conseguir avaliar a utilização do novo sistema, ele será ampliado para outros dias da semana.
Um grande incentivador da novidade é Joanilson de Jesus Pinto, morador do bairro Redentor. Ele inclusive já foi à Câmara Municipal, tempos atrás, com esta reivindicação, por entender o quanto ela é benéfica para a empresa e os passageiros.
Recentemente Joanilson até sugeriu às autoridades municipais a transformação do estacionamento do antigo Terminal Rodoviário numa espécie de estação central para a integração das linhas.
Esta é uma ideia que já está em análise, tanto pela Turi como pela Prefeitura, que avaliam o antigo Terminal Rodoviário e o Camelódromo para a instalação de um Terminal de Integração.