Os temporais que estão caindo em várias cidades da região de Pará de Minas, inclusive com pedras de granizo, têm causado muitos prejuízos e assustado bastante as comunidades.
A mudança brusca de temperatura, provocada pelo calor intenso com as massas de ar frio, explica a formação repentina desses fenômenos. Eles são tão imprevisíveis que não foram antecipados por nenhum instituto de meteorologia.
É um tipo de instabilidade que desafia constantemente a previsão do tempo, já que a dinâmica atmosférica pode mudar em questão de minutos. O coordenador da Defesa Civil de Pará de Minas, Edson Cecílio da Silva, falou sobre o assunto:
Segundo Edson, as forças de segurança de Pará de Minas já estão se mobilizando para o período chuvoso.
De acordo com os órgãos de monitoramento, chuvas fortes como as que vêm sendo registradas na região tendem a se intensificar, em um contexto de emergência climática agravada pela ação humana.
E as previsões não são animadores. A Defesa Civil alerta que os fenômenos extremos devem se tornar mais frequentes, exigindo preparo e adaptação das cidades.
A tendência é que, nas próximas semanas, as previsões sejam discutidas com entidades parceiras para reforçar medidas de prevenção, recuperação e resposta à comunidade.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM