O Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio, mais conhecido como Patronato, está em atuação há 15 anos, oferecendo projetos socioeducativos que fazem a diferença na vida de crianças e adolescentes. De segunda a sexta-feira, em contraturno escolar, a instituição atende cerca de 200 jovens com idades entre 6 e 16 anos.
As atividades incluem aulas de dança, oficinas de informática, capacitação para o mercado de trabalho, artesanato e projetos voltados para a horta e ecologia integral. No esporte, o destaque vai para o futsal e o judô, modalidades que contam com o maior número de participantes.
Além das oficinas, os atendidos recebem alimentação gratuita todos os dias. São mais de 400 refeições servidas diariamente, entre café da manhã e almoço, o que reforça o papel social da instituição para as famílias em situação de vulnerabilidade.
Mas essa rotina só é possível, segundo a gerente socioeducativa, Ana Paula Carvalho, graças ao apoio da comunidade e a dedicação dos profissionais e voluntários envolvidos. O maior desafio hoje é manter a oferta das refeições diante da crescente demanda. Os itens de maior necessidade atualmente são o achocolatado e o arroz:
As doações podem ser entregues diretamente no Patronato, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Dependendo da quantidade, a instituição também se dispõe a buscar os donativos, apesar de não contar com motorista próprio.
Outra forma de colaborar é por meio de transferência via Pix, recurso que é destinado exclusivamente para suprir as necessidades do Centro Juvenil Salesiano e garantir a continuidade do atendimento às crianças e adolescentes.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Prefeitura Municipal de Pará de Minas