A menos de dois meses da eleição da mesa diretora, a corrida eleitoral na Câmara de Pará de Minas tem dois candidatos. De um lado o vereador Geraldo Magela de Almeida, o Geraldinho Cuíca, e do outro, Lucas Henrique da Silva, o Lucas Arquiteto.
A disputa dos votos nos bastidores da casa tem sido respeitosa. Os dois candidatos procuram falar apenas das propostas para a gestão de um ano na presidência da Câmara, sem qualquer ofensa ou crítica ao adversário.
O Jornal da Manhã conversou com eles. Lucas Arquiteto deixou claro que a motivação para a candidatura parte da vontade de fortalecer o Legislativo, com organização dos processos internos e estruturais da casa. Ele se coloca à disposição, inclusive, de sua experiência na área da arquitetura para contribuir com a reforma do prédio.
Otimista, o vereador acredita na vitória uma vez que faz parte de um grupo atuante:
Lucas Arquiteto já tem planos para o cargo, começando pela instalação de um Posto de Identificação na Câmara (UAI), resolvendo de vez a lentidão da emissão de documentos na cidade. A gestão participativa também é destacada por ele:
Já o candidato Geraldinho Cuíca afirma que vai usar a sua capacidade de ouvir e conversar em benefício da Câmara Municipal, visando principalmente a união dos vereadores. Ele defende o fortalecimento da casa em benefício da comunidade.
Para o vereador, a Câmara pode e deve ajudar a população ainda mais através de processos democráticos maduros:
A primeira atitude de Geraldinho Cuíca na presidência da Câmara será a valorização dos vereadores. Segundo ele, é preciso que todos caminhem na mesma direção:
A eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Pará de Minas vai acontecer no final da primeira quinzena de novembro. Além do cargo de presidente, os vereadores irão eleger vice-presidentes e secretário administrativo.