O município de Pará de Minas registrou neste ano a abertura de 655 CNPJ’s na categoria Microempreendedor Individual. O levantamento foi realizado pela Secretaria de Gestão Fazendária a pedido do Jornal da Manhã.
Os dados mostram que janeiro foi o mês de maior abertura das empresas, num total de 130. Fevereiro veio a seguir, com 84. De março a agosto, a média foi de 70 novos CNPJ’s por mês. Já agora em setembro, são 11 até o momento.
Esses números acompanham a evolução da economia mineira, revelando um cenário de otimismo. É que 87% dos microempreendedores individuais entrevistados pretendem transformar seus negócios em micro ou pequenas empresas no futuro.
Para 74% dos entrevistados, a atividade como MEI é a principal ou única fonte de renda e, sendo assim, a maioria trabalha de 8 a 10 horas por dia e, em 70% dos casos, não tira férias. A venda presencial ainda predomina entre as atividades, mas 63% também utilizam as redes sociais para a divulgação de seus produtos e serviços.
A pesquisa também mostrou a motivação para a formalização das atividades, sendo que boa parte informou que está em busca de autonomia e tem o desejo de investir no próprio negócio.
Eles reclamam, no entanto, da dificuldade de acesso ao crédito. E como estão dispostos a crescer, têm investido na capacitação com frequência, principalmente por meio de vídeos e tutoriais.
Foto Ilustrativa: Prefeitura Municipal de Pará de Minas