Hoje é um dia importante para quem tem cães e gatos em casa. Depois de percorrer distritos e povoados de Pará de Minas, a campanha de vacinação antirrábica chega à zona urbana.
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já estão abertas e permanecerão de plantão até as 16 horas. A expectativa do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é de imunizar mais de nove mil animais.
Na zona rural, a campanha teve grande adesão. Enquanto no ano passado foram imunizados 844 animais, agora o levantamento mostrou que a vacinação foi aplicada em 2.500 cães e gatos.
Segundo o médico-veterinário Oscar Leitão, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), filhotes a partir de três meses já podem receber a dose, mas os animais muito jovens ou doentes não devem ser vacinados, para não comprometer a resposta imunológica.
A ação também inclui a vacinação de animais das pessoas em situação de rua e daqueles de manejo mais acessível. Agora, para os tutores que não conseguirem participar da campanha hoje e nem no próximo sábado, o CCZ informa que fará repescagens ao longo do ano, garantindo a cobertura vacinal.
E fica o lembrete – a raiva é uma zoonose grave, com letalidade de 100%. A vacinação é a única forma de prevenção. Mesmo controlada nas áreas urbanas, a doença ainda circula no ambiente silvestre, especialmente entre morcegos, e representa um risco para humanos e animais domésticos.
Foto Ilustrativa: Reprodução Zamonelli (pixabay.com)