Presente na mesa de 98% dos brasileiros, sobretudo pela manhã, o café começa a se tornar artigo de luxo e perder espaço na xícara de muitos consumidores. Pesquisas apontam que cerca de 24% dos brasileiros precisaram reduzir o consumo da bebida neste ano, alegando o aumento de preço como maior motivo para a mudança de hábito.
A medida de economia acontece diante de um aumento de mais de 80% em 12 meses. O estudo foi realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café e através dele, foi possível entender que nos últimos dois anos, o café esteve entre os alimentos que mais subiram no Índice de Preços ao Consumidor (IPCA).
Por outro lado, a pesquisa também revela que o consumidor não abre mão da bebida, mesmo precisando pagar mais caro por ela. O que está mudando mesmo é o volume do consumo, que passa a ser cada vez menor e a opção por marcas mais baratas.
O JM conversou com alguns consumidores em Pará de Minas, que confirmaram a tendência nacional. O café está mais caro, mas para muitos, deixar de apreciar o tradicional cafezinho está fora de cogitação.
Nos supermercados de Pará de Minas é possível encontrar marcas variadas de café em grãos e moído, com moagens diversificadas, e até tipos gourmet e premium. Os valores variam tanto em relação ao tipo escolhido pelo consumidor quanto ao local onde é feita a compra. Entre as marcas mais populares, o pacote de café moído, de meio quilo, pode ser encontrado a preços entre R$26 e R$38.