O projeto de revitalização completa do Parque do Bariri, um dos principais cartões postais da cidade, pode sair do papel em breve. A proposta da prefeitura é promover uma reforma mais robusta, com melhorias estruturais, paisagísticas e de segurança, além da reorganização dos espaços para diferentes usos.
O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Esporte e Cultura, para definição de diretrizes claras quanto ao uso do parque e de melhorias no lazer e na preservação ambiental.
A proposta busca um ambiente mais seguro e acessível, com nova iluminação, readequação de todas as estruturas e paisagismo mais aberto, eliminando pontos de insegurança.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcus Vinícius de Oliveira Santos, explicou que a ideia é dividir o espaço por setores, distribuindo melhor as áreas de convivência.
Outra proposta é garantir que os eventos realizados no parque aconteçam sem interferir na rotina dos visitantes.
O projeto conceitual será apresentado à comunidade, com espaço para sugestões e participação popular. Após essa etapa, ele será discutido com o gabinete do prefeito, associações de classe e a Câmara Municipal.
O assunto já desperta interesse dos vereadores, entre eles Gustavo Duarte, que há muito tempo ele vem cobrando melhorias no Bariri, como banheiros e bebedouros em funcionamento, limpeza constante, mais lixeiras e reforço na segurança e iluminação.
Para ele, é essencial que as mudanças comecem pelo básico, com revitalização das pistas de caminhada e de corrida e manutenção contínua. Gustavo também sugere a concessão dos quiosques à iniciativa privada, como forma de garantir melhor funcionamento e atratividade ao espaço.
Outra sugestão do vereador é a possibilidade de fechamento parcial do parque, mesmo com acesso gratuito, para aumentar a segurança dos frequentadores.
Como o projeto será apresentado à opinião pública, serão avaliadas as possibilidades de execução das obras planejadas de forma a minimizar transtornos e preservar o acesso da população durante toda a fase de revitalização.