Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Bota-fora no Senador Valadares assombra população e fiscais

06/10/2025

Um ponto de descarte irregular de lixo localizado no bairro Senador Valadares, em Pará de Minas, voltou a preocupar moradores e autoridades municipais. Nos últimos dias, agentes de Combate a Endemias estiveram no local para realizar a limpeza de um bota-fora formado por entulhos, restos de materiais e até cadáveres de animais. 

O acúmulo representa um grave risco à saúde pública, por favorecer a proliferação do mosquito da dengue e de outros insetos nocivos. A situação é ainda mais alarmante porque o terreno fica a menos de 300 metros da UPA, área com grande fluxo de pessoas. 

Segundo a Vigilância Ambiental, quem circula pela região pode se expor a doenças e contaminações, o que transforma o espaço em uma ameaça à comunidade. Mesmo após diversas ações de limpeza e conscientização, o ponto continua sendo utilizado de forma indevida, evidenciando um problema crônico, 

O caso fica ainda mais grave com o grande número de descarte de animais mortos no local, o que além de atrair insetos, pode contaminar o solo de toda a região. 

Durante a ação, o coordenador de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Douglas Duarte, comentou sobre os impactos dessa prática no trabalho de controle da dengue e alertou para os riscos à saúde e ao meio ambiente. 

Ele explicou que a equipe tem feito um trabalho extenso de mapeamento dos locais de descarte irregular, principalmente no Senador Valadares.

Douglas ainda lamentou que muitos espaços acabem se transformando em aterros clandestinos por conta dessas práticas.

O coordenador relatou ainda que uma pessoa foi flagrada descartando lixo no local, reforçando a necessidade de maior fiscalização e colaboração da população. 

O descarte irregular é proibido e os responsáveis estão sujeitos a sanções previstas no Código de Posturas do Município. Ao ser identificado, o infrator responde a um processo administrativo com direito de defesa, podendo ser multado em cerca de R$ 1.000, valor que dobra em caso de reincidência. Se houver materiais contaminantes, o caso pode ser encaminhado ao Ministério Público.

A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Meio Ambiente reforçam que a cidade conta com mutirões de limpeza, caminhão itinerante e um Ecoponto para recebimento de eletrônicos e outros materiais. Empresas também oferecem coleta adequada para restos de construção, evitando o descarte irregular.

A população pode ajudar denunciando esse tipo de prática à Vigilância Ambiental, pelo telefone (37) 3231-7722. É importante registrar com segurança imagens, vídeos ou informações da placa do veículo, para auxiliar na identificação dos responsáveis. 

Fotos: Prefeitura Municipal de Pará de Minas




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis