A negligência contra idosos e crianças, juntamente com a violência doméstica contra mulheres, estão entre os principais casos que chegam ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) de Pará de Minas.
O trabalho dos especialistas é direcionado às vítimas, idosos, crianças e mulheres, que sofrem algum tipo de violência e por isso necessitam de acompanhamento psicológico, jurídico e socioassistencial.
De acordo com Mariane Melo, coordenadora do CREAS, casos como estes aparecem quase que diariamente no órgão, demandando atenção e o acionamento de serviços parceiros, a fim de amparar os envolvidos.
Em conversa com o JM, a coordenadora revelou que teme que muitas pessoas ainda vivam em situações complicadas dentro de casa, mas que por medo, ou falta de informação, acabam não denunciando.
Daí a importância do apoio de toda a comunidade, que também pode denunciar situações suspeitas de violência e negligência contra pessoas vulneráveis.
Mariane aproveitou para lembrar que a população está envelhecendo, e por isso necessita de um olhar especial. Segundo ela, cada idoso possui um grau de limitação, e por isso um tipo de cuidado diferente.
Além do telefone para denuncias, que são o disque 100 e o 181, a população também pode buscar informações diretamente na sede do CREAS que funciona na rua Tamoios, 195, no bairro Providência.