Foi um balde de água fria ontem, nas salas de aula da rede estadual de ensino. É que na semana que antecede o Dia das Crianças, tradicionalmente as escolas costumam promover eventos lúdicos e comemorativos à data.
Só que dessa vez, a programação especial precisou ser suspensa para que os anos finais de cada etapa de ensino sejam dedicados à preparação de uma avaliação importante.
Quem falou da novidade ao Jornal da Manhã foi a diretora da Escola Estadual Torquato de Almeida, Fabiana Moreira. Mas ela garante que a Semana da Criança não foi cancelada, só precisou ser adiada por algum tempo.
O SAEB é um conjunto de avaliações externas, realizado a cada dois anos, para diagnosticar a qualidade da educação básica brasileira, avaliando o desempenho dos estudantes através de testes e questionários.
Os resultados são usados para monitorar a qualidade educacional, orientar políticas públicas, auxiliar na formulação de estratégias pedagógicas e compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Serão avaliados os estudantes matriculados nas turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.
No caso da Escola Torquato de Almeida, as comemorações da Semana da Criança foram transferidas para a última semana de novembro, já próximo ao encerramento do ano letivo. Mas cada escola terá liberdade para realizar as suas atividades, tão logo sejam aplicadas as avaliações.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM