A sinalização de trânsito continua sendo um dos maiores motivos de preocupação em Pará de Minas. O Jornal da Manhã continua recebendo manifestações constantes de moradores, principalmente de bairros mais afastados, sobre a falta de sinalização vertical e a pintura estratigráfica ineficiente.
Em vários pontos da cidade, é possível perceber placas danificadas, apagadas ou fora do local, sem falar nas faixas de pedestres e outras pinturas horizontais desgastadas. A situação tem gerado transtornos e preocupação entre os condutores e pedestres, principalmente nas vias de maior movimento.
O fiscal de Trânsito e Transporte, Luiz Henrique Marçal Machado, reconhece o problema e cita que, além do desgaste natural, outros fatores contribuem para a deterioração da sinalização. Ele destacou que casos de vandalismo são registrados com frequência, com pessoas danificando propositalmente as placas e outros dispositivos:
O Departamento de Trânsito tem trabalhado para resolver as demandas, traçando um cronograma de revitalizações e priorizando os locais com maior fluxo de veículos e pedestres.
No entanto, Luiz Henrique reconhece que os desafios são grandes, como equipe reduzida e demora nos processos de licitação e de pregão eletrônico para compra de insumos.
Para otimizar as ações e garantir mais agilidade na manutenção e instalação das sinalizações, a prefeitura está concluindo o processo de terceirização do serviço. Uma empresa especializada será contratada para assumir a responsabilidade da sinalização, com foco nas principais vias e cruzamentos.
A medida tem como objetivo garantir maior eficiência, reduzir os atrasos nas intervenções e manter o trânsito mais seguro e organizado em Pará de Minas, possibilitando celeridade nos serviços.
E mais uma novidade no trânsito de Pará de Minas. A rua Manoel de Souza, mais conhecida como a rua da Paróquia São Francisco, no bairro Santo Antônio, passou por uma alteração importante. Atendendo a um pedido antigo dos moradores, o Departamento de Trânsito e Transportes proibiu o estacionamento em um dos lados da via.
A medida afeta o lado direito de quem segue em direção ao bairro e o lado esquerdo de quem vai em direção à avenida Presidente Vargas Presidente Vargas. A mudança já passou pelo período de adaptação, ou seja, os motoristas que desrespeitarem a nova sinalização já estão sujeitos à multa.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM