As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Pará de Minas, assim como o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), estão empenhadas na organização das ações de mobilização da campanha Outubro Rosa.
Desde o primeiro dia do mês, a conscientização da população, a prevenção, o diagnóstico precoce do câncer de mama e os cuidados à saúde da mulher ganharam lugar de destaque nesses espaços.
De acordo com a enfermeira Lilian Luce, coordenadora do Serviço de Atenção à Saúde da Mulher, as ações têm foco especial na conscientização sobre o câncer de mama.
A enfermeira lembra que a preocupação com o tema acontece durante o ano inteiro, com o incentivo ao autoexame e a realização de mamografias, chegando a 480 exames mensais. Mas agora em outubro, a atenção é redobrada.
Segundo Lílian, a campanha Outubro Rosa deste ano traz novidades sobretudo em relação à faixa etária para o rastreamento da doença.
Já a médica mastologista Luciana Colen, que atende no AME, chama atenção para o fato de que as mulheres não devem esperar o surgimento dos sintomas para buscar ajuda:
E fica o alerta importante – as mulheres precisam observar os sinais e conhecer o próprio corpo:
Em Pará de Minas o Dia D Rosa será marcado pela realização de uma caminhada, na rua Benedito Valadares, no próximo dia 23 de outubro. A concentração acontecerá na praça Padre José Pereira Coelho, às 8h30, com a participação de várias entidades.
As autoridades de saúde alertam, mais uma vez, para a urgência de se falar sobre o Câncer de Mama em Pará de Minas. De acordo com o Data SUS, em 2024 foram sete óbitos registrados no município por complicações da doença. Neste ano, até agosto, já foram registradas seis mortes.
Fotos: Prefeitura Municipal de Pará de Minas