A partir de agora os motoristas devem redobrar a atenção às leis de trânsito para não serem flagrados pelas autoridades. E não estamos falando das tradicionais blitz e abordagens policiais.
É que a Guarda Civil Municipal (GCM) passou a se valer das imagens captadas pelo Sistema Olho Vivo de Monitoramento para aplicar multas de trânsito. Com isso, a fiscalização passa a acontecer 24h em vários pontos da cidade.
A utilização das câmeras já está acontecendo na região central do município, onde foram instaladas placas com os dizeres “Fiscalização de trânsito por videomonitoramento”.
De acordo com o comandante da GCM, Lucas Costa, o motorista que for flagrado cometendo alguma infração poderá ser penalizado. E a colocação das placas legitimam a fiscalização, já que dão publicidade ao procedimento:
Lucas Costa
A expectativa é que em breve o número de placas aumente, chegando também aos centros comerciais e até mesmo aos distritos. O Sistema Olho Vivo funciona sob operação dos agentes da Guarda Civil Municipal com apoio da PM e do Departamento Municipal de Trânsito. São 74 câmeras espalhadas pela cidade, incluindo a zona rural.