Os preparativos para o Dia de Finados em Pará de Minas, no próximo domingo, estão praticamente encerrados. As equipes já planejaram todos os detalhes, começando pela recepção dos visitantes nos cemitérios Santo Antônio e Parque da Serra.
No próximo domingo, dia 2 de novembro, os portões dos cemitérios serão abertos às 6h15 e fechados às 18h. A primeira Missa será celebrada às 7h no Cemitério Santo Antônio, seguida de outra às 10h no mesmo local.
Já a Missa das 16h será rezada no Parque da Serra. Tendas e cadeiras serão disponibilizadas no Santo Antônio, mas a recomendação é que os fiéis cheguem mais cedo, especialmente idosos.
Em conversa com a nossa reportagem, o responsável pela chefia de velórios, João Américo, reforçou que as pessoas devem ficar atentas, principalmente no Cemitério Santo Antônio, para evitar acidentes.
João Américo destacou ainda as orientações sobre vasos de flores e embalagens, para evitar acúmulo de lixo e focos do mosquito da dengue.
Já na área externa, o Departamento de Trânsito prepara alterações viárias para o fluxo intenso de pessoas previsto para o feriado. As ruas Alagoas e Luís Orsini terão o trânsito interditado temporariamente, com agentes posicionados para orientar motoristas e pedestres.
A recomendação é que os condutores priorizem estacionamentos nas ruas Piumhi e João Pinheiro, que também contam com portões de acesso ao Cemitério Santo Antônio.
Pedro Paulo dos Santos Alves, integrante da equipe do Departamento de Trânsito, ressaltou os horários de vigência da mudança.
A fiscalização também será reforçada para coibir a atuação irregular de ambulantes, que devem solicitar alvará prévio junto à Prefeitura. A expectativa é que entre 10 e 15 mil pessoas passem pelos cemitérios ao longo do dia 2 de novembro, com concentração maior pela manhã: só a primeira Missa costuma reunir entre 3 e 4 mil fiéis.