Como era de se esperar, os passageiros estão protestando contra o aumento da tarifa de ônibus em Pará de Minas que, desde a zero hora de ontem, passou a valer R$5,00.
A maior parte dos usuários do transporte coletivo é formada por trabalhadores que pegam ônibus a semana toda e avaliam que os 13,6% de aumento vão pesar nas despesas.
A prefeitura autorizou o aumento da passagem ao reconhecer que a concessionária não conseguia mais conviver com a defasagem, uma vez que a tarifa estava há três anos sem reajuste.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Vinícius de Oliveira, a Turi pediu autorização para cobrar R$6,80, mas esse valor foi considerado inviável. A expectativa do secretário é que a empresa melhore a prestação de serviços a partir de agora.
Mas as reclamações também vêm dos motoristas da Turi, que querem o pagamento dos salários em dia. As manifestações se tornaram públicas, com a resposta da empresa de que estaria com dificuldade de caixa e precisaria alterar a data do pagamento.
Além dos salários, os motoristas também se queixam do atraso no recolhimento dos direitos trabalhistas, há pelo menos quatro meses. A concessionária se manifestou, afirmando que conseguiu colocar os pagamentos em dia.
Foto: Arquivo Jornalismo/Rádio Santa Cruz FM