A reforma tributária foi tema de uma palestra realizada no campus da Faculdade de Pará de Minas (Fapam), através de uma parceria com o Grupo Mais e a Ascipam, oferecendo aos alunos e ao público em geral um aprofundamento sobre o projeto que está em fase de implementação no Brasil.
O assunto foi tratado com propriedade pelo relator do projeto, o deputado federal Reginaldo Lopes. Por quase três horas, ele levantou pontos importantes sobre o futuro tributário do país.
Depois do encontro, o deputado falou com o Jornal da Manhã, destacando alguns pontos importantes da reforma, chamando atenção para o fato dela promover a redução da carga tributária e aumentar a eficiência do sistema.
O deputado Reginaldo Lopes também citou a importância da reforma para a promoção da justiça tributária. 
Um ponto que levantou questionamentos durante o encontro foi o fato do Brasil se tornar o maior cobrador de tributos e com impostos mais caros. No entanto, o deputado desmentiu a informação, garantindo que vai acontecer exatamente o contrário. 
A reforma tributária já está na etapa de regulamentação, através de leis complementares propostas pelo governo federal para construção do novo modelo de tributação sobre o consumo, previsto na Emenda Constitucional 132, promulgada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2023.