A Vigilância em Saúde Ambiental de Pará de Minas divulgou o resultado do mutirão de limpeza realizado no bairro Santos Dumont, na última sexta-feira (31). Foram retirados 15 caminhões de materiais inservíveis, como garrafas, pneus, móveis velhos e recipientes que acumulavam água.
A ação focou a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, reforçando o combate à dengue, que preocupa especialmente nesse período por causa da chegada do período chuvoso.
De acordo com Douglas Duarte, coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, a quantidade de resíduos recolhidos demonstra a importância da mobilização comunitária e do envolvimento dos moradores, que colaboraram com o trabalho das equipes.
O Santos Dumont foi considerado o bairro prioritário nas ações por causa da grande concentração de pontos de risco e da necessidade de limpeza também nas margens da BR-352, que frequentemente acumulam lixo e entulho.
Por isso, Douglas reforça a necessidade da participação da comunidade nas ações de combate à dengue:
Vale lembrar que o município já entrou no período sazonal da dengue, quando as chuvas e o calor favorecem a proliferação do mosquito. Por isso, a Vigilância se prepara para a realização de mais um Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) nos próximos dias.
O objetivo é mapear os bairros com maiores índices de infestação e identificar os tipos de depósitos predominantes, garantindo que as ações de controle e prevenção sejam direcionadas de forma eficiente para as regiões mais afetadas.
Foto: prefeitura Municipal de Pará de Minas