O Jornal da Manhã tem recebido diversas reclamações de consumidores de diferentes bairros de Pará de Minas, sobre a baixa nos reservatórios de água e a consequente redução no abastecimento das residências.
Diante das queixas, a reportagem levou a situação até a Agência Reguladora de Serviço Público de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário (Arsap), responsável pela fiscalização do serviço no município, para apurar se há algum problema técnico ou operacional afetando o sistema.
A gerente de regulação da entidade, Bruna Paula Faria, garante que apesar da diminuição da captação, não há desabastecimento na cidade.
A Arsap explicou que, nesta época do ano, é comum ocorrer uma redução natural na captação de água devido ao período de estiagem, ocasionando variações momentâneas na pressão e no volume dos reservatórios.
A agência tem acompanhado de perto as condições do sistema e se por ventura algum morador perceber problemas, deve comunicar o fato para análise individual.
Em nota, a Águas de Pará de Minas informou que o abastecimento está operando dentro da normalidade. O reservatório do bairro São José, por exemplo, está atualmente com 75% da capacidade total, sem registro de manutenções ou interrupções no fornecimento.
A concessionária reforçou que, caso algum imóvel apresente falta d’água, o morador deve entrar em contato com ela ou com a Arsap, para que seja verificada a ocorrência de possíveis problemas pontuais na rede.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM