Os horários especiais de funcionamento do comércio de Pará de Minas para o fim de ano já foram definidos, contemplando o período da Black Friday e das festas de Natal. As lojas funcionarão em horário estendido em dias estratégicos, para acompanhar o aumento do movimento e facilitar as compras dos consumidores.
O pico será entre os dias 15 e 23 de dezembro, quando o expediente se prolongará até às 20h e, nos dois últimos dias antes do Natal, até as 22h. No dia 24, véspera da celebração, o atendimento vai até às 18h.
Embora a medida seja bem recebida por comerciantes e consumidores, o novo cronograma também levanta questionamentos entre os trabalhadores. É que muitos deles têm dúvidas sobre o funcionamento das horas extras e compensações durante esse período de alta demanda.
O presidente do Sindicato dos Comerciários, Fausto Abreu, explica que a carga horária estendida deve ser devidamente registrada e compensada, como prevê a convenção coletiva.
A entidade reforça que a ampliação do expediente não deve resultar em prejuízos sobre os direitos dos trabalhadores. A orientação é que os empresários consultem suas assessorias jurídicas ou contábeis para esclarecer dúvidas sobre o uso do banco de horas, compensações e pagamentos extras.