Com muito bom humor, sorriso largo e de bem com a vida, o patriarca da família Peixoto chegou aos 105 anos ontem. Seu Humberto de Souza Peixoto passou o dia recebendo visitas de familiares e amigos, aproveitando cada abraço e cada mensagem de feliz aniversário.
As visitas eram regadas a um café fresquinho e a oportunidade de boas lembranças, principalmente da época em que ele fundou o Supermercado Panelão, que deu origem à rede supermercadista que, hoje, além de ser a maior de Pará de Minas, está se expandindo na região.
Antes do Panelão, Seu Humberto trabalhou muitos anos na roça e foi na lida do campo que aprendeu a gostar mais da natureza e da paz que ela oferece. Ainda hoje, aos 105 anos, supervisiona a criação de gado da família.
Saudável e completamente lúcido, ele só apresenta uma deficiência auditiva, que não o impede de ouvir as pessoas bem de pertinho. E foi assim que ele respondeu ao Jornal da Manhã o segredo da longevidade saudável:
Seu Humberto também sempre foi voluntário das causas religiosas e em meio a elas dava apoio aos leilões beneficentes, não só através de expressivas doações como de mobilizar os amigos a ajudarem também.
Agora, quando perguntado sobre a rede Panelão ele foi direto, garantindo que passou o comando para os filhos há muitos anos e sente-se feliz em saber que os negócios vão bem:
A cuidadora de Seu Humberto trabalha para a família já há 23 anos. Dora Célia de Paulo diz que nunca conheceu uma pessoa com tanta energia como Seu Humberto:
O centenário de Seu Humberto, há cinco anos, foi marcado pelo lançamento de sua biografia, em um livro escrito por Sebastião Mendes Peixoto, um dos filhos dele. A publicação “Cem anos de puro cerne” fez muito sucesso e arrancou aplausos do público.
Fotos e Vídeo: Pe. Gabriel