A Faculdade de Pará de Minas (Fapam) será palco de um importante evento nesta noite – a abertura da Semana da Consciência Negra.
Vários eventos serão promovidos por grupos étnicos, repartições públicas e parceiros da iniciativa privada, abordando ações culturais e educativas, assim como a luta contra o racismo e a visibilidade da cultura afro-brasileira.
A cerimônia de abertura terá um momento especial do Grupo Dandara com a juventude paraminense. A coordenadora do grupo, Maria Aparecida da Silva, a popular Cida Penha, dá detalhes do evento.
Também está programado o lançamento do Protocolo de Prevenção e Enfrentamento ao Racismo. É uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, tratando da Política Nacional de Equidade da Educação Étnico-Racial e da Educação Escolar Quilombola. O secretário Marcos Aurélio dos Santos falou conosco:
Este lançamento acontecerá hoje, às 19h no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida. Entre as outras atividades marcadas para esta semana, destaque para a 1ª Marcha das Mulheres Negras, no feriado do dia 20, que é o Dia da Consciência Negra, que vai trabalhar a resistência contra o racismo, preconceito e a discriminação racial.
A caminhada acontecerá às 19h, pelas ruas centrais, saindo da praça Afonso Pena, em frente a Prefeitura. Já na sexta-feira (21) acontecerá o Desfile da Beleza Negra, evento que também será realizado no Teatro Municipal, a partir das 19h30.
Fotos: Prefeitura Municipal de Pará de Minas