Já está tramitando na Câmara Municipal o projeto de lei enviado pela Prefeitura de Pará de Minas, com a proposta de desmembramento da Secretaria de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
O assunto foi adiantado pelo Jornal da Manhã no primeiro trimestre deste ano, quando fontes informaram a pretensão da gestão Inácio Franco em criar a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural e manter a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A prefeitura justifica a pretensão afirmando que são muitas as atribuições da pasta, que tem enfrentado desafios enormes para atender plenamente as necessidades específicas e, muitas vezes, até divergentes.
Com o desmembramento, a prefeitura vislumbra o fortalecimento da pauta ambiental, uma gestão mais abrangente e conformidade legal com as normas de sustentabilidade.
Segundo informações levantadas pelo Jornal da Manhã, o secretário Kenede Reis continuará à frente do meio ambiente. Já a nova secretaria ficará sob o comando de um profissional que já presta serviços na pasta.
O futuro secretário de Agricultura receberá R$11.474,00, que é o mesmo salário pago ao primeiro escalão, e terá à sua disposição 12 cargos, entre assessores, diretores e chefias. A expectativa da prefeitura é que o projeto seja aprovado ainda neste ano.
Foto Ilustrativa: Prefeitura Municipal de Pará de Minas