O surgimento de um escorpião no CMEI do bairro São Cristovão deixou pais dos alunos e funcionários muito preocupados. Mas para tranquilizar a população, a Secretaria Municipal de Educação divulgou nota, informando que está tomando várias medidas.
Segundo o texto assinado pelo secretário Marcos Aurélio dos Santos, para priorizar a segurança e o bem-estar das crianças e dos servidores, a Vigilância Sanitária foi comunicada imediatamente e, desde então, tem feito vistorias diárias.
Uma equipe da própria Secretaria de Educação também esteve o local, fazendo uma varredura do espaço físico, retirando entulhos, madeiras, caixas de papelão e verificando possíveis entradas próximas a tubulações de água e esgoto, além de possíveis trincas e rachaduras na estrutura física da escola.
A direção do CMEI também pediu aos funcionários que fiquem atentos a qualquer ambiente favorável à proliferação do escorpião.
Como forma de prevenção a outras situações semelhantes, a Secretaria de Educação já solicitou do setor de compras da Prefeitura de Pará de Minas a agilização do processo de licitação para a dedetização de todas as unidades escolares.
O secretário de Educação, Marcos Aurélio dos Santos, esteve no local tão logo tomou conhecimento do assunto. Ele estava acompanhado de representantes da Vigilância Sanitária e de operários da Secretaria de Educação.
O coordenador da Vigilância, , Douglas Duarte, confirmou que todos os procedimentos iniciais já foram adotados, mas o desafio do órgão agora é tratar a causa do problema:
Toda a rede municipal de Pará de Minas, constituída de 34 escolas, será inspecionada pelos agentes da Vigilância. Ao todo, os estabelecimentos de ensino abrigam 8.500 alunos.
Já a Vigilância Sanitária aproveita o momento para pedir apoio à população, no sentido de manter seus quintais limpos e livres de entulhos, lixo e materiais de construção.
Fotos: Prefeitura Municipal de Pará de Minas