O feriado dedicado à consciência negra em Pará de Minas, nesta quinta-feira, foi marcado por um evento importante – a 1ª Marca das Mulheres Negras. A mobilização aconteceu no centro da cidade, contando com a presença de centenas de pessoas.
A marcha começou na praça Afonso Pena, seguindo em direção às ruas Benedito Valadares e Rosário, até chegar à praça Melo Viana, onde ela foi encerrada.
Para a presidente da Associação Étnica Dandara, foi um momento inesquecível, simbolizando mais um importante chamado à sociedade no combate ao racismo e na valorização da mulher negra.
Ela também manifestou contentamento com os outros eventos que fizeram parte da Semana da Consciência Negra em Pará de Minas, inclusive, lembrando que hoje à noite, haverá um desfile da beleza negra no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, às 19h30. É um evento aberto ao público e geral.
As expectativas da organização são grandes, porque o desfile vai mostrar muito mais que a beleza estética. Será um ato de afirmação cultural e de incentivo às novas gerações a se reconhecerem e se orgulharem da ancestralidade.
Fotos: Arquivo Pessoal Cida Penha