As ações da Semana da Consciência Negra em Pará de Minas chegaram ao fim ontem à noite e foram avaliadas de forma extremamente positiva pela Coordenação dos Movimentos Étnicos da cidade.
A programação foi variada, com destaque para a 1ª Marcha das Mulheres Negras e o belo desfile de moda no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida.
A coordenadora do Grupo Dandara, Cida Penha, destacou que a marcha, realizada no feriado da Consciência Negra, foi um momento simbólico e inesquecível. Ressaltou ainda que toda a programação superou as expectativas, já que a presença do público foi maior que o previsto.
Já o desfile da Beleza Afro de ontem à noite, mostrou modelos de diferentes idades, gêneros e sexualidades, reforçando a diversidade que a Semana da Consciência Negra busca valorizar.
A programação, dividida em três principais frentes, teve como objetivo fortalecer as raízes afro-brasileiras e incentivar a população a reconhecer e celebrar sua ancestralidade.
Cida Penha também destacou os eventos e ações que, durante todo o ano, promovem respeito, diversidade e reconhecimento da história e da contribuição do povo negro para Pará de Minas como, por exemplo, a Estação Afro, com eventos e exposições dos artistas e movimentos negros da cidade.
Fotos: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM e Reprodução Cida Penha