A Secretaria Municipal de Educação esbarrou em um problema inesperado. É que depois do surgimento de escorpiões no CMEI do bairro São Cristovão, o secretário Marcos Aurélio dos Santos anunciou várias medidas de prevenção na rede pública, com destaque para a dedetização das escolas.
Ele contava com o término da licitação para a contratação de uma empresa especializada. Acontece que a vencedora desistiu e o município precisará contratar outro prestador de serviços, o que deve demorar em torno de 30 dias.
A Secretaria de Educação pediu a dedetização de todos os prédios escolares da rede municipal. Além disso, várias medidas estão sendo tomadas de forma preventiva, visando a proteção das crianças e dos funcionários.
Nesta época do ano, aumenta o aparecimento de escorpiões e moradores de vários bairros de Pará de Minas têm denunciado a situação. A Vigilância em Saúde recomenda que qualquer situação seja comunicada imediatamente, para o controle reforçado na área.
O perigo também se espalhou pelo Brasil, pois o número de acidentes desse tipo continua crescendo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, já são mais de 127 mil casos neste ano, com 148 mortes confirmadas.
O aumento não é sazonal, segundo mostram estudos realizados por especialistas. De 2014 a 2023, o Brasil registrou crescimento de 150% nas picadas de escorpiões, daí a necessidade de atenção redobrada.
Entre os cuidados preventivos recomendados estão a limpeza dos quintais, fim do acúmulo de materiais, vedação dos ralos, inspeção de móveis, atenção especial aos locais úmidos ou pouco iluminados.
Foto Ilustrativa: Controle De Pragas Fotos de banco de imagens por Vecteezy