Um mês depois do aumento da tarifa do transporte coletivo de Pará de Minas, os motoristas da Turi terão seu reajuste salarial. A notícia foi confirmada longas negociações entre a empresa e o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, que vinham cobrando melhor remuneração.
O presidente do sindicato, Francisco Ferreira Borges, informou que o reajuste inicial de 6% foi acertado em julho e passou a valer em agosto. Mas já estava combinado que, caso a tarifa fosse reajustada ou se o transporte recebesse subsídio municipal, os motoristas teriam direito a um adicional de 5%, que será aplicado a partir de agora, sem efeito retroativo.
O sindicalista reconhece que apesar das negociações terem sido longas e cansativas, o resultado será benéfico para os trabalhadores, especialmente diante das dificuldades enfrentadas pela categoria.
Francisco Borges confirmou também que a entidade continua acompanhando de perto não apenas as questões salariais, mas também as condições de trabalho e o cumprimento integral do acordo firmado com a empresa.
Com o acordo atual atendido pela empresa, o sindicato já projeta os próximos passos. A partir de março do ano que vem, será iniciada uma nova rodada de negociações.
A expectativa é que o diálogo avance com mais agilidade e que novos benefícios possam ser discutidos para melhorar ainda mais as condições dos profissionais que atuam no transporte coletivo da cidade.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM