Depois de enfrentar um primeiro ano de gestão marcado pela quitação de dívidas, o Prefeito de Pará de Minas, Inácio Franco, aponta para um 2026 desafiador.
O chefe do executivo ainda não fez um balanço oficial das ações governamentais deste ano, mas em, conversa com o JM, destacou que boa parte dos esforços da prefeitura foi direcionada para colocar o caixa em dia. Foram pagos, neste período, cerca de R$30 milhões.
Ao olhar pra frente, Inácio Franco diz que o próximo ano pode trazer surpresas referentes à mudanças provocadas pela reforma tributária. Estas alterações podem impactar negativamente no volume de recursos destinados aos municípios.
Diante disso, o gestor vê dificuldades para planejar 2026.
GRAVAÇÃO: ( 00100 )
Outro desafio identificado por Inácio Franco é quanto ao enxugamento da máquina pública, a fim de garantir economia e eficiência do serviço público. Mas ele explica que demitir não é uma tarefa fácil.
GRAVAÇÃO: ( 00101 )
A redução dos gastos com folha de pagamento é um assunto que também é discutido entre os vereadores. Alguns deles defendem que existe a necessidade de se fazer demissões. É o caso de Gustavo Duarte. Segundo ele, esta é uma economia necessária, mas que deve ser feita com responsabilidade.
GRAVAÇÃO: ( 00152 ) 30’’
Mas se por um lado muito se fala em demissões, por outro, a prefeitura já está iniciando os estudos para realização de um Concurso Público para 2026. O prefeito Inácio Franco já confirmou este interesse, mas não antecipou detalhes como datas ou os cargos que serão disponibilizados no certame.
Foto: Prefeitura Municipal de Pará de Minas