Num mundo cada vez mais conectado e acelerado, a saúde mental tem ganhado destaque. Ela vem deixando o estigma do silêncio para se tornar um assunto central nas conversas públicas e privadas.
Cuidar do bem-estar psicológico se tornou uma prioridade para muitas pessoas, em nome da qualidade de vida e do alívio para as tensões do dia a dia.
Cada vez mais personalidades públicas como atletas a celebridades, têm compartilhado abertamente sobre suas lutas contra a depressão, ansiedade e outros transtornos. Este comportamento acaba normalizando a experiência e encorajando as pessoas a buscarem ajuda profissional.
Esta transformação também vem acontecendo em Pará de Minas. De acordo com a psicóloga, Sandra Martins, o aumento na procura pelas mais diversas terapias é percebido nos consultórios locais.
Formada em 2014, Sandra conta que de lá pra cá muita coisa mudou na psicologia, que passou a oferecer melhores condições de acompanhamento dos mais diversos tipos de pacientes.
A psicóloga também lembra que, embora o aumento da conscientização seja um avanço, este movimento é apenas o começo. Segundo ela, é preciso que as pessoas tenham cada vez mais acesso aos tratamentos e que a conversa sobre o tema evolua para uma ação contínua.
Em Pará de Minas, além das várias clinicas e consultórios particulares especializados, o atendimento psicológico também é oferecido gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) gratuitamente, sem falar nos acompanhamentos oferecidos pela rede de Atendimento de Saúde Mental, através dos Caps e do Centro de Convivência.
Foto: Ilustrativa reprodução pexels.com