Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Casos do Golpe do Falso Advogado continuam crescendo em Pará de Minas: muitos profissionais e clientes prejudicados

12/12/2025

Minas Gerais tem enfrentado um forte aumento no número de golpes aplicados por criminosos que se passam por advogados. Conhecido como “Golpe do Falso Advogado”, o crime já é considerado uma das fraudes que mais crescem no país. 

Somente neste ano, a OAB registrou mais de três mil denúncias em Minas, número que acende um alerta para a necessidade de atenção redobrada da população. 

O esquema funciona de maneira simples: estelionatários obtêm dados reais de processos e, fingindo ser profissionais do Direito, enviam mensagens por aplicativos pedindo depósitos para supostos serviços ou liberações de valores judiciais.

Em Pará de Minas, os casos também têm se multiplicado e atingido diversos profissionais. Entre eles está o advogado Antônio Carlos Lucas, que relata ter sido surpreendido pelos questionamentos de clientes que receberam mensagens falsas em seu nome. 

Os golpistas, segundo ele, solicitaram números de contas bancárias, tentando convencer as vítimas com detalhes verossímeis sobre processos. Diante disso, Antônio reforça o alerta para que ninguém clique em links enviados por WhatsApp, informe dados financeiros ou realize qualquer tipo de pagamento sem verificar a autenticidade do contato.

Outra prática que preocupa é o uso de Inteligência Artificial para simular a voz de advogados, o que dá ainda mais realismo aos áudios utilizados nos golpes. Por isso, a OAB orienta que, em caso de dúvida, o cidadão procure o profissional pessoalmente ou confirme o número oficial utilizado pelo escritório.

A entidade também reforça a importância de registrar qualquer tentativa de fraude junto às forças de segurança, garantindo que os casos sejam investigados.

No caso de Pará de Minas, Antônio já começou a tomar providências. Para proteger o escritório e resguardar seus clientes, ele está preparando um boletim de ocorrência. Todos que forem vítimas, ou usados como parte da estratégia dos criminosos, devem sempre procurar a polícia, garantindo que as denúncias contribuam para combater a prática.

Foto: Arquivo Jornalismo Rádio Santa Cruz FM e Ilustrastiva reprodução Pexels (pixabay.com)



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis