Com seu som bastante peculiar, a viola caipira é um símbolo da música mineira e patrimônio cultural imaterial do estado desde 2018, representando a alma do interior com suas histórias, tradições e sonoridade única.
Ao longo do tempo, a arte de se tocar uma viola caipira, com suas 10 cordas e diversas afinações, foi passada de pai para filho, revelando grandes talentos da nossa música como Chico Lobo, Renato Andrade, e o icônico Tião Carreiro.
Em Pará de Minas o instrumento também tem lugar especial nos eventos, com destaque para Fábio Meller, Lara da Viola e vários outros artistas que mantém viva a tradição violeira.
E agora a expectativa é que mais talentos sejam descobertos neste segmento já que a Escola Municipal de Música Geraldinho do Cavaquinho vai abrir inscrições para o curso de viola caipira.
A diretora, Walkíria Salgueiro Moreira, traz detalhes desta novidade.
Walkíria lembra que o novo curso faz parte da grade de formação básica musical oferecida pela escola que conta com duração de 5 anos, com 3 aulas semanais, uma de teoria musical, uma de instrumento e outra de prática conjunta. Além da viola caipira, a Escola de Música oferece gratuitamente os cursos de violão, canto, piano, instrumentos de sopro, e musicalização infantil.