Dados divulgados pelo Sistema Faemg Senar, analisando o desempenho do agronegócio mineiro de janeiro a novembro deste ano, o setor alcançou quase R$172 bilhões em Valor Bruto da Produção e mais de U$18 bilhões em exportações.
Os números superam todo o resultado do ano passado, inclusive no que se refere à exportação que foi a maior já registrada na história do estado.
O desempenho foi impulsionado principalmente pela alta de 17% dos produtos agrícolas, enquanto a pecuária apresentou crescimento de cerca de 12%.
Quanto à exportação, os produtores mineiros conseguiram expandir as vendas para a União Europeia, Ásia, América do Sul e Oriente Médio, alcançando um crescimento de receita de quase 13%.
Mas infelizmente este resultado não foi percebido por toda a cadeia do agro ao longo de 2025. Alguns produtores avaliam o ano como difícil, diante de diversos eventos climáticos extremos e grandes obstáculos na economia.
Quem faz uma análise deste quadro é o empresário Tomaz Soares, da Comercial Soares, especializada em insumos e defensivos agrícolas. Segundo ele, até a agricultura familiar sofreu os impactos do clima e da economia, situação que vem refletindo em seus negócios.
Tomaz torce para que 2026 seja diferente, mais positivo e capaz de proporcionar uma recuperação nos principais setores do agronegócio, sobretudo para a agricultura familiar.
Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa reprodução Alexei_other (pixabay.com)